Storm  title background

Release

Alex Navar é pioneiro no Brasil da gaita de fole irlandesa, a "uilleann* pipes" (* pronuncia-se: ílan), com aproximadamente 20 anos de experiência. O ato de tocar e/ou fabricar a gaita de fole irlandesa é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (fonte: UNESCO). Alex é também, o atual presidente da Comhaltas Brasil, entidade responsável pela preservação e promoção da Cultura Irlandesa em nosso país, trabalho este reconhecido pelo consulado e embaixada Irlandesa. Navar foi premiado com o notável "Bardic Award" durante o "Fleadh Cheoil na hÉireann"; maior festival da cultura irlandesa em Agosto de 2019 e organizado pela renomada instituição Comhaltas Ceoltoirí Éireann. Navar concedeu entrevistas para os principais canais de TV da Irlanda, além de algumas apresentações ao longo do festival. Apresentado ao presidente da Irlanda Michael D.Higgins, que evidenciou a participação de um representante do Brasil no festival, participou do "All Ireland"; competição que define o campeão de gaita de fole do país. Foi a primeira vez que um brasileiro participou da prestigiada competição.

Alex Navar, também estudou as flautas típicas da "cultura celta"; a Tin whistle e Low whistle, com foco nas tradições musicais da ilha Esmeralda.

 

Em sua formação constam aulas práticas (master classes) em algumas das mais prestigiadas escolas e festivais de música tradicional irlandesa com os mais renomados gaiteiros do mundo.

 

Navar também atua como cantor e compositor. Seus estudos de canto foram ministrados pelo célebre Prof.José Spinto. Entre seus trabalhos destaca-se a composição da trilha sonora para o comercial da Rock Street/Rock In Rio 2013, a consultoria prestada para a trilha sonora da novela "Eterna Magia" de 2007 da Rede Globo, onde gravou temas irlandeses. e também, sua entrevista concedida no “Programa do Jô” como especialista em “gaita irlandesa” onde se apresentou ao lado do "sexteto".

 

Em 2013, Alex Navar foi responsável por escalar e produzir um seleto grupo de músicos brasileiros especializados na música tradicional Irlandesa para se apresentar no Rock In Rio na Rock Street. Ao seu lado a banda Sensessional apresentou temas típicos da Irlanda em todos os dias do evento obtendo enorme sucesso de público e crítica.

 

Alex Navar foi integrante das bandas "Braia" onde gravou um DVD, "Tuatha de Dannan" onde gravou dois álbuns e "Kernunna" que lançou seu primeiro CD “The Seim Anew” na Rock Street no Rock In Rio de 2013.

Atualmente trabalha em novos projetos, entre eles: seu duo de música tradicional irlandesa "STOUT" e a banda de folk-rock autoral "Magma Diamond" com previsão de lançamento para 2021.

 

Navar atua também como produtor e/ou músico em diversos eventos, solenidades e cerimônias de casamento pelo Brasil.

Folheto em PDF  "ALEX NAVAR 15 Anos de Música e Tradições Irlandesas no Brasil" 
PDF Brochure  "ALEX NAVAR 15 Years of Music and Irish Traditions in Brazil" 

Higgins&Navar.jpg
Alex Navar logo, uillean piper, música celta, gaiteiro