UILLEANN PIPES ou Gaita-de-Fole Irlandesa.

A Uilleann Pipes (pronuncía-se ílan paipis) é a gaita-de-fole dos Irlandeses - Uma família de instrumentos com representantes em toda a Europa, assim como partes da Ásia e da África. Ela surgiu na primeira metade do século XVIII na Irlanda e na Grã-Bretanha e foi desenvolvida até chegar a sua forma moderna na Irlanda durante os anos 50 e 60. É a mais desenvolvida de todas as gaitas de foles, com um "chanter" capaz de soar duas oitavas completas, bem como outros recursos não encontrados em outras gaitas-de-fole.A Uilleann pipes difere-se da famosa Gaita-de-fole Escocesa, por não ser soprada com a boca e ter uma oitava a mais do que esta, além disso, o volume em que ela é tocada assemelha-se ao de um violino, ou seja, bem menor que da sua "prima" Escocesa.

 

 

                                                                                 Os vídeos e parte dos textos abaixo são de propriedade da NPU:
                                                                                 www.pipers.ie (todos os direitos reservados/ all rights reserved).
                                                                                 Gaiteira: Sheila Friel |frielmusic.com 

 

                                                                                  Tradução e Adaptação: Alex Navar. 

 

 

 

A Gaita Irlandesa (Visão geral)

Chanter (Melodia Principal)

Ao contrário da maioria das outras gaitas-de-fole ao longo da Europa, a bolsa ou reservatório de ar na Uilleann Pipes é inflado por meio de um "fole mecânico" atado ao cotovelo de um braço (uilleann significa cotovelo em gaélico)  e com a bolsa segura pelo outro braço.  

 

O "Chanter" é o instrumento de melodia principal e tem uma gama de duas oitavas. Duas gamas de oitava é muito incomum entre gaitas-de-fole. 

 

Os "Drones", normalmente três (Grave, barítono e tenor) quando ligados, adicionam um som contínuo à melodia como uma nota pedal.  

 

Os "Regulators" são chanters com teclas onde podem se operar acordes com a parte lateral da mão ou o pulso , normalmente são três também. 

 

Drones (Notas pedais)

Os DRONES são tubos que são afinados e projetados para fornecer acompanhamento contínuo de uma única nota para o "chanter". Eles podem ser ligados ou desligados por meio de uma chave, e são afinados por meio de componentes que escorregam tal qual uma vara de trombone. O padrão para os sets modernos são de três drones, afinados com a nota base do "chanter" sendo que um deles é afinado uma oitava abaixo e o outro uma oitava abaixo do "drone" intermediário.  Os drones assim expostos são o Tenor, barítono e grave.

O CHANTER é a parte do instrumento sobre o qual a melodia é tocada . É um instrumento de sopro, a fonte sonora é uma palheta dupla feita de cana (Arundo Donax) ou (às vezes) material sintético. Entre os instrumentos de orquestra, o oboé é o mais próximo dela em design e som. Ela tem um furo cônico e dez orifícios de nota, sendo o maior deles na parte de trás do instrumento e onde é fechada pelo polegar. O chanter da Uilleann Pipes é aberto na parte inferior, mas pode ser fechado ao encostar na coxa do gaiteiro, este recurso permite que o gaiteiro use dois conjuntos de possibilidades musicais que não estão disponíveis simultâneamente em outras formas de gaita-de-foles. Entre estas possibilidades há os estilos "aberto" e "fechado" na maneira de tocar.

Regulators (Chaves de acorde)

Os REGULATORS possuem design semelhante ao chanter porém são fechados na extremidade inferior. Possuem vários furos e estes são fechados por teclas com molas. Por padrão existem três regulators e são afixados na mesma parte (main stock) que os drones e alinhados acima destes. As teclas estão alinhadas de tal forma que um acorde pode soar pressionando três teclas próximas. Os regulators têm quatro ou cinco teclas, assim cinco acordes básicos são facilmente acessíveis ao gaiteiro. Quando se toca música festiva ou para dançar estes podem ser alcançados utilizando o lado direito (região hipotenar) da mão inferior posicionada no chanter ​​para fornecer acompanhamento rítmico e harmônico. Na música lenta, os acordes mais complexos podem ser tocados quando esta mão estiver livre. Embora outras formas de gaita de foles tenham componentes análogos, a configuração e funcionalidades da uilleann pipes são únicos.

Bellows (Fole Mecânico)

O ar é fornecido para a bolsa, por meio do "BELLOWS" (uma espécie de fole mecânico), em vez de ser soprado pelo soprete como nas gaitas Escocesas e Galegas por exemplo.

 

Além de aliviar o gaiteiro da necessidade de soprar para dentro da bolsa, a presença dos foles tem outro efeito importante. O fato é de que o instrumento é alimentado com ar seco a partir deste fole, em vez de ar húmido da boca do gaiteiro como em outros modelos de gaitas-de-fole.

Bag (Bolsa ou reservatório de ar)

A BOLSA é a característica dos tipos de gaita de foles existentes. A sua finalidade consiste em proporcionar um fluxo contínuo de ar para a gaita, o que facilita o tipo de expressão musical que exploram esta característica. Na Uilleann, a bolsa é geralmente feita de couro ou material sintético. Dentro da bolsa estão conectados o fole para o fornecimento de ar, o chanter (a "flauta" de melodia) e um compartimento cilíndrico o qual os outros componentes "drones" e "regulators" estão acoplados.

© Copyright 2014. 

  • w-facebook
  • Instagram Clean
  • w-youtube
  • SoundCloud Clean
  • w-tbird